quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PARTE 1 - EDIFICANDO UM ALTAR AO SENHOR

DESPERTANDO O ESPÍRITO DO SEU POVO 

Há dois  versículos  , neste texto do profeta Ageu que me saltaram aos  olhos     ,   os quais , me fizeram refletir  que ; o povo de  Israel  precisava ,  voltar-se para o Senhor de todo o coração e restaurar o altar  à Ele ,  vejamos : 

Ageu 1 : 2,14 
2 Assim fala o Senhor dos Exércitos : Este povo diz : Não veio ainda o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada.
14 O Senhor despertou , o Espírito de Zorababel , filho de Salatiel , governador de Judá , e o espírito de Josué , filho de Jozadaque , o sumo sacerdote ,  e o espírito do resto de todo o povo , eles vieram e se puseram ao trabalho da Casa do Senhor dos Exércitos , seu Deus ..

Deus usa o profeta Ageu para falar ao Governador de Judá (Estado) , onde ficava  a cidade de Jerusalém , local  de Adoração ao  Deus Vivo .E palavra não era nada confortadora , mas , sim de exortação , para um despertamento espiritual . O desejo de Deus através do profeta , era de acordar   toda a  Israel (país) , de um sono espiritual , trazendo à eles , a importância de ter o templo restaurado neste tempo.

Vemos no versículo 2 , que o povo fala de forma afirmativa , que ainda não é o tempo de edificar o templo .
Na verdade o povo , estava esperando um sinal de Deus para a edificação do mesmo . Mas , vemos no vers. 3 que Deus  diz :  Vocês preferem edificar  suas próprias casas, do que o minha Casa. Isso sabem fazer , sem nenhum sinal .
Deus esperava uma atitude consciente do  povo de Israel . Um pouco de bom senso é  muito bom  , mas infelizmente , muitos têem se perdido aí , por causa de suas vaidades  e egoísmos .
Era momento do povo avaliar seus conceitos , caráter ,  princípios como cristãos . 
O fato é que , não podemos deixar que valores temporais  , substituam os valores eternos . 
Aquele povo perdeu a percepção do Reino , o discernimento, a visão espiritual de quem é Deus e seu propósito . Por essas coisas ,  o desânimo , a frustração, o medo , a falta de fé , a dúvida , encheram seus corações . 
Eles já haviam visto a glória da primeira casa , se esforçaram para vê-la restaurada e a viram . Mas haviam se esquecido da alegria , do regozijo , da Presença manifesta de Deus no local , e das bênçãos decorrentes deste tempo.
Deus , descreveu a sua Casa à Zorababel , como em "ruínas" , vers. 4 , outra versão bíblica a descreve  como,  "deserta".
Onde estão os levitas , os sacerdotes , instrumentistas , os ministros da casa do Senhor , que outrora se orgulhavam de terem sido escolhidos para uma grande obra ?
Estão ocupados com o quê ?

Eu não sei o que paralisou a sua vida com Deus, mas a obra que Deus começou não pode parar até ser dia perfeito. Você foi chamado com um propósito e uma missão .
Temos como exemplo o chamado de Jesus , em Isaías 53 , está escrito tudo o que Jesus Cristo iria passar nas mãos dos pecadores e por fim o crucificariam , mas , mesmo assim , Jesus cumpriu o seu chamado fielmente ,amando , libertando , curando , ensinando mesmo sabendo que , esses o  trairiam mais tarde .
Jesus poderia ter rejeitado toda essa profecia , ou quem sabe , feito seu chamado de qualquer jeito , afinal ele seria morto por um povo ingrato e hostil.
Mas , Ele sabia que o plano de Deus é o resgate de um povo , e Ele é pai , e ama seus filhos independente de suas debilidades .
Pela fidelidade de Cristo , hoje quem o rejeita , está destinado ao fogo do inferno . I Pedro 2:21 e 24 .A Ele foi dado o nome que está acima de todo o  nome .
Você já experimentou orar pelos missionários que atuam na janela 10/40 ?  São homens e mulheres de Deus que pagam um preço altíssimo por uma alma , deixaram as riquezas deste mundo , os desejos da carne , para cumprir o chamado com coragem  e levam o nome de Jesus Cristo às Nações ainda não alcançadas .
Muitos ainda não sabem o que é isso . O valor de uma alma .
O povo de Deus , estava semeando em solo infrutífero (vers. 6) , estavam sem direção , lançando a rede ao mar , mas , do lado errado . Semeavam , trabalhavam , mas não colhiam os frutos . 
Comiam e não saciavam , pois ,o que matava sua fome era a palavra de Deus , e desta , eles estavam distantes .Vestiam e ainda sentiam frio , por que precisam das vestes espirituais .Como está escrito em Apocalipse , estavam pobres , cegos e nus . Deus refere-se a esta Igreja , como a de Laodicéia , a Igreja morna , a qual , causa a Deus enjoo . Por acaso , você já se sentiu enjoado , por perceber a mornidão de alguns cristãos ? 

É muito sério , podemos enganar todo mundo , menos ao Deus Vivo .

Este primeiro capítulo é uma reflexão , antes de irmos a edificação do altar ao Senhor .

A parte 2 da mensagem está logo abaixo.
Grande abraço .

Nenhum comentário:

Postar um comentário