sexta-feira, 3 de junho de 2011

VIVENDO A EXCELÊNCIA


Daniel 6 : 3
Então , o mesmo Daniel se distinguiu destes sátrapas e destes presidentes , porque nele havia um espírito excelente , e o rei pensava estabelecê-lo sobre todo o Reino .

Quero abordar aqui a palavra Espírito Excelente , espírito o qual fazia com Daniel fosse visto  como  um diferencial naquele Palácio , naquela cidade e governo  . Podemos exemplificar que , os Sátrapas eram   como a  vereadores ou conselheiros no governo , e quanto aos vários presidentes existentes , seriam homens de confiança pra presidir a câmara dos sátrapas e outros ministérios existentes .
Daniel era um jovem que temia a Deus e sabia qual era o seu papel no Reino de Deus , e mesmo estando em território inimigo ,  não se contaminou com suas ofertas  , mantinha-se íntegro ao Senhor . 
O espírito excelente de Daniel  , era fruto da sua intimidade, fidelidade e  devoção a Deus , seu carácter era inigualável diferenciado dos jovens daquele Reino. 
Daniel também era um intercessor , diferente dos que buscam o lucro próprio ,  , ele orava por Israel , sua nação , mesmo que ela pecasse contra Deus ,orava pra que se arrependessem dos seus pecados e se voltassem pra Deus. 
Amados , o Espírito de Deus habita em nós   através de Jesus Cristo , e Ele quer fazer de nós um diferencial neste tempo . Nele está o Espírito de sabedoria , de entendimento , de conselho , poder e temor (Isaías 11:2).
Somos diferentes do mundo , não vivemos mais segundo a carne , e sim segundo o espírito (Romanos 8:5) .A mentalidade da carne é morte , mas a mentalidade do espírito é vida , e a mentalidade da carne é inimiga de Deus , porque não se submete a lei de Deus . Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus .
Os que vivem no  espírito brilham como sol , quando se levanta no resplendor, por onde vão sempre tem bom êxito.
Daniel sabia quem era Deus desde do sua infância , porque fora  discipulado pelos seus pais , e sabia o que  homem havia perdido no Edén , mesmo assim , ele continuou crendo nas promessas e meditando na Torah (pêntateuco) , e procurou resgatar em fé , o que se havia perdido : a intimidade , a esperança , a glória  . Ele sabia da existência do livre arbítrio ,  mas preferiu realizar a vontade de Deus , sendo filho .
Em Genesis 1:26 e 27 , vimos que Deus estava reunido com o Espírito Santo e com Jesus ao criar o homem e disse Deus : Façamos o homem , a nossa imagem e semelhança . 
Isso é maravilhoso ! Eu e você fomos feito a imagem e semelhança de Deus. Não somos uma reprodução de uma ameba  ou de um protozoário  e muito menos viemos do macaco , e  Deus não é o King Kong (palavras do Prof. Norberto -ETM) . 
Por sermos feitos a imagem e semelhança , somos diferentes dos outros seres viventes .
Imagem quer dizer figura representativa , e semelhança é dar fôrma , isto é , nós temos a mesma natureza de Deus , e que ,  todos os ingredientes que estão em Deus , foram colocado em nós . 
O que  está presente em Deus está presente em nós . Que glória !
É  Deus quem nos dá capacidade intelectual , a própria inteligência do homem não vem dele mesmo , não pode gerar por si só essa capacidade.
A capacidade de gerar projetos científicos , mesmo após o pecado , a inteligencia e sabedoria estão lá . Deus assim nos fez .
Deus deu ao homem ,aliado a esses privilégios deu a ele atribuições :Frutificar a terra , enchê-la e dominá-la.
Em Romanos 8: 18 e 19  está escrito que "a criação aguarda com grande  expectativa a revelação dos filhos de Deus" . 
Deus quer se revelar ao mundo através de nós . Tudo que Deus investido em nós , não é somente para nossas necessidades , mas sim para o propósito.

Deus quer nos empurrar para o propósito pra qual viemos  a terra , não viemos  aqui a passeio .
Somos filhos , vida de Deus e herdeiros , fertilidade de Deus , força de Deus . 
Que possamos ser flechas nas suas mãos , para que acertemos o alvo,  instrumentos eficazes para cumprirmos o chamado nos proposto , e  com excelência. 
I Pedro 1:5
Empenhem -se para acrescentar á sua fé a virtude ; á virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança a piedade ; a piedade a fraternidade ; e a fraternidade o amor .
Observamos pela palavra que , se essas qualidades não estiverem em nós , nos tornaremos inoperantes e improdutivos .

Assim , Deus .o qual ,  nos chamou para sua glória , haverá de  glorificar o seu nome  , nos dando promessas , e nelas  estarão contidas livramentos de maldições , de corrupções , de paixões que há no mundo .



Tenhamos todos , dias abençoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário