sexta-feira, 21 de maio de 2010

VIVENDO EM DIGNIDADE

           
Thiago 1:9  ... o irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade , o rico , na sua insignificância , porque ele passará como a flor da erva.
Porque o sol se levanta com seu ardente calor e grama seca, e a flor cai, desaparece e a beleza de sua aparência, assim também o homem rico desaparece nos seus caminhos.

No ínicio desta  semana , deitada no sofá da sala , comecei a refletir  algumas coisas  , a respeito da prosperidade dos ímpios, como fez Davi ; e também  a contestar como Habacuc ,  inconformado  com uma série de coisas  .
E o Senhor me levou a este texto de Thiago 1: 9 , o qual ,  me fez parar de olhar para a grama do vizinho ,  e me  concentrar no que o Senhor já me deu , e no que tem me dado e nas  coisas que estão para acontecer  .
A palavra de Deus, sem dúvida   é perfeita para converter os maus desígnios da alma.   Dá-nos direção em todos os momentos  e ,  é   a porção que  precisamos para o dia-a-dia .
Sabemos que , o nosso foco (alvo) deve estar  em Deus em toda nossa jornada, o fato é que, quando percebemos , nossos olhos não estão mais Nele , e sim , em nossos próprios objetivos  , com relação ao trabalho, ao ministério , a nossa casa, e  fazemos tudo  para que nossos sonhos se tornem realidade , como se eles fossem a nossa força para viver.  Colocamos toda nossa força nessas coisas e corremos  velozmentes (risos) em direção a elas , e assim ,  nos cansamos.
Ao ler  a passagem de Thiago , Deus me fez ver a grandeza de ser  filha , e ter um Pai como Ele .  Me fez ver a beleza de caminhar com Jesus e ter o caráter transformado . Deus me fez ver a grandeza do seu reino e ser participante do mesmo  . Deus me fez olhar para a minha família há 15 anos atrás e  como ela está agora .
Deus me fez olhar para aquilo que Ele depositou na minha  vida , mesmo em meio as lutas , rejeições , decepções , lágrimas , ao longo dos 16 anos de caminhada com Ele .
Ele é o tesouro mais precioso que qualquer um poderia ter, e podemos nos gloriar Nele , que nos faz melhores a cada dia.
O homem pobre , a  quem se referia Thiago ,  é um homem  rico em Deus . Mesmo vivendo de forma simples e limitada,   na sua mesa sempre há  grande provisão . Um homem trabalhador , que não ambiciona os bens do próximo , e vive de forma digna . Conhecido por sua retidão e alegria de viver em Cristo , que não deve nada a ninguém , a não ser o amor . 

Um homem , que sabe a quem ele serve  .  E ,  creio  que é um  dizimista e ofertante fiel ,  a luz de Jesus  reina em seu lar , e cada dia acrescenta o Senhor a ele e lhe  dá paz .
Quanto ao rico , nesta carta de Thiago , é aquele homem que dá  valor demasiado aos bens  terrenos , que  são temporais . Colocando este , o seu coração nestes bens  , se torna um homem  insensato e pobre de espírito .  É um homem que não sabe perder , porque vive para ganhar  para si e seus deleites , e não pra conquistar em Deus  para glória Dele .
A palavra diz que ,  este homem desaparecerá como a flor da erva .
Porquê ? 
Porque , são homens que querem fazer sua própria história e não a história com Deus , seus corações almejam  coisas apenas terrenas e passageiras , e é da mesma forma que esses bens    irão  desaparecer ,  eles também desaparecerão junto com eles.
Vimos na passagem de Jonas 4:8 , um clima semelhante  a que Thiago descreve  , um dia de calor escaldante , o qual  , fez  Jonas desfalecer e desejar a morte  .   Deus havia feito uma planta nascer para fazer sombra a Jonas ,  e para que ele entendesse  o seu propósito  para com ele  .  Deus fez com que a mesma planta no outro dia , fosse  atacada por  um bicho , e secasse   . Precisamos entender o que Deus quer realizar .
Compare Isaías 40:7 com a mensagem de Thiago : Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor . Na verdade o povo é erva.  E no versículo 8 diz ; seca-se a erva e cai a sua flor , mas a palavra do Nosso Deus permanece para sempre.
Que lindo nosso Deus . Ele nos faz refletir quem somos e para onde vamos , e considerar o próximo melhor do que nós mesmos   . Não passamos de erva , que nascem , crescem e morrem . 
Cada qual recebe o que busca , colhe o que planta . E  ,é melhor  andar em humildade do que andar  soberbamente , pois não sabemos o dia de amanhã .
Em Eclesiaste 7: 1a , está escrito  : O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro ; 
Glória a Deus por sua palavra , mais desejável que riquezas . 
Palavra de Deus que nunca morre , nunca passa . Há quem não dê a  ela  a importância  ,devida ,  mas ela  opera maravilhas , e nunca volta vazia .
Há pessoas , que foram , e outras sendo transformadas , curadas e libertas através dela . 
Não nos cansemos  de falar deste amor Tremendo de Deus , o qual é Jesus .
Sejamos íntegros , vivendo em dignidade , humildade com nosso Deus , tendo nossos corações sujeitos ao Senhorio de Jesus Cristo e a sua palavra .

Um grande abraço .
Que Deus te abençoe .
Tenham todos um ótimo Fim  de Semana .
E até a próxima devocional .

Nenhum comentário:

Postar um comentário