sexta-feira, 19 de março de 2010

UM DOS DOZE


LIÇÃO DE CASA : Resumo do Livro

Livro : UM DOS DOZE   série : CONHEÇA MAIS        autor : H. NORBERTO KLASSEN

Sobre o autor : H. Norberto Klassen  é Membro do Colegiado Ministerial Abba e Diretor da ETM ( Escola de Treinamento Ministerial ),  que tem como visão capacitar o corpo de Cristo para o exercício na obra de Deus ; Chamado e ungido para o ministério de ensino , casado com Dori Klassen e tem 2 filhos : Fernanda e Alexandre.

Um livro reflexivo , com toda a certeza . O que faço hoje  , é apenas colocá-lo em poucas linhas neste Blog . Aconselho-te a comprá-lo ,  quem sabe , encontrará nele mais riquezas do que encontrei . 
Mesmo assim quero edificá-lo (a) , com o que pude garimpar  ao  lê-lo . 

Ao buscar  a forma de comportamento dos discípulos , o autor observou  que  está representado em cada um deles  .  Cada um tem características diferentes . Jesus os escolheu não por apresentarem a melhor qualificação para  representar o Reino , mas por representarem um conjunto de comportamentos semelhantes a nós a Igreja do Senhor . Jesus gerou espectativa a cada coração pra que deixassem tudo e o seguissem . Mas qual era essa motivação , e quais eram suas espectativas ?
No coração deles , seguir Jesus " O Messias " era algo que não tinha como não dar certo . O Reino pra eles só tinha de aumentar dali em diante em todos os aspectos . Tudo indicava que eles formariam o futuro governo de Israel, não só religioso , mas como também político. 
Pedro afirmou : Tu és o Cristo ,o Filho do Deus Vivo (Marcos 16:16) . Desta forma deixou claro ao grupo que  Jesus poderia salvar a nação de Israel e viver a glória do passado .
Numa certa altura, após terem caminhado com Jesus por um bom período , começaram a ver o outro lado da missão de Jesus , a qual era a de ser entregue as autoridades religiosas , ser preso e morrer na cruz.
Nesta altura , Pedro  foi repreendido por Jesus , por  rejeitar essa hipótese de sofrimento do seu mestre , e os outros discípulos pensaram como Pedro : _ Isso não pode acontecer !
Descreve o autor , que esse momento  foi um divisor de águas , pois , até então ,  seguir a Jesus era vitória e êxito , e agora passou a ser  dúvidas e confusão .
Tchammmm.. Tchammm ..Rujam os tambores . 
Qual  será do destino destes homens que tinham um  foco , uma visão  ?
Quando Moisés e Elias apareceram no monte da transfiguração antes de Jesus ser entregue , Pedro demonstrou sua insegurança quando disse : _Façamos 3 tendas , uma para Moisés ( segurança da Lei) , outra para Elias (segurança dos Profetas ) e outra para ti Jesus .  A instabilidade que Pedro estava vivendo ,  fez com que ele olhasse para as tendas do passado , e deixasse de confiar  no propósito de Deus , através  de Jesus Cristo . O autor nos  leva a refletir , onde está a nossa confiança , em que Tenda  temos a depositado ?
Jesus , quando estava prestes ir à cruz ,  seus discípulos sem noção do que estava pra acontecer ,   discutiam entre si  a respeito de ;  quem era o maior no Reino de Deus ,  quem era o primeiro , e quem iria ascentar-se ao lado Dele quando  fosse glorificado . 
Jesus sabe exatamente o que queremos , diz o autor , eu também acho que Ele sabe . O autor aborda uma glória terrena disputada pelos discípulos .
Fomos  confrontamos com questões como : O que levou Judas a trair Jesus ? Trair a própria causa do Reino de Deus ?
Constatando  biblicamente , todos perguntaram a Jesus : _ Por acaso sou eu ?
Isso quer dizer que , todos eram candidatos a trairem o mestre . O coração e as intenções de seus corações estavam sendo sondados , e suas identidades não estavam firmes  quanto a fidelidade .
Havia um projeto a ser concretizado e quando Jesus diz : Um de vós é "um" diabo .
Ele não estava falando que era "o diabo" , mas que entre eles estava  "um" opositor ao Projeto de Deus .
A escolha dos 12 discípulos , representava a humanidade , no comportamento de cada um .
João descreve no seu evangelho  , que quando Jesus disse "Eu Sou o Pão  da Vida" ,  muitos dos discípulos murmuraram de suas palavras , dizendo que o discurso era duro  e , a  partir daí ,  muitos deles deixaram de o seguir .
E , isso não é diferente nos nossos dias , muitos deixam Jesus , por não ouvirem palavras que  são Espírito e Vida.
Vemos na vida de Tomé , sentimentos de incredulidade , pessimismo e melancolia que poderiam afastá-lo do grupo (João 11:16), sentimentos ,os quais , põe qualquer discípulo a perder .
Em Marcos 16:14 , Jesus diz que o comportamento de incredulidade é de todos.
Tomé , queria ver os cravos da cruz em Jesus , logo que Ele  ressurgiu . Tomé sentia-se traído por suas convições , como Judas e não estava disposto a crer de novo .
André , um discípulo que não desejava ser visto pelos homens , não se importava em ser o segundo , mesmo assim , foi um discípulo que marcou , por ter o caráter semelhante a Cristo .
Você poderá conferir , o que vem a ser o "segundo" , com mais detalhes ,  e tenho certeza que , se encontrará nestas passagens . 
Natanael , um homem que buscava a Deus ,  que meditava na lei e que não era enganoso como Jacó , mas  um verdadeiro israelita , como disse Jesus a Ele , àquele que teve um encontro com Deus .
Desta forma Deus também deseja que sejamos verdadeiros em todo nosso caminhar , buscando-o  e meditando na sua palavra .
Espero que assim como o autor , você tenha se identificado com eles , e a partir de então , aceite o desafio de ser UM DOS DOZE , para que o Reino seja estabelecido na Terra , e o nome de Jesus seja glorificado eternamente . Amém .


Tenha dias cheios da Glória de Deus .
Um grande abraço .

E até a próxima mensagem.

2 comentários:

  1. Recebi um e-mail da Pastora Lisandra de Atlanta (Georgia) , elogiando o Resumo do livro" Um dos Doze " . Inclusive ela me encomendou o livro.
    Lisandra querida , vou providênciar , não só pra vc , mas para todos que desejarem .Um gde abraço a vc e ao Pr. Marcos , assim como toda a Igreja aí em Atlanta.
    Que vcs estejam avançando no poder do Espírito Santo para a glória de Deus.

    ResponderExcluir
  2. MARA A PAZ DO SENHOR!!!RECEBI HOJE OS LIVROS QUE ME MANDOU.MUITO OBRIGADA QUE DEUS A RECOMPENSE SEM MEDIDA.TENHA UM FIM DE SEMANA ABENCOADO!!!!E O MEU DEUS SEGUNDO A SUA RIQUEZA HA DE SUPRIR TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES EM CRISTO JESUS.FP 4:19
    UM ABRACO,PRA.LIZANDRA...

    ATLANTA 12/05/2010

    ResponderExcluir